Caminhos e descaminhos dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Denise Brasil Alvarenga Aguiar UERJ e UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7817

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Ensino de Língua Portuguesa. PCN. Currículos Mínimos.

Resumo

Discussão dos diálogos entre teorias advindas dos estudos da linguagem nos meiosacadêmicos e o ensino de língua portuguesa na educação básica a partir de reflexão tanto dacentralidade dos gêneros textuais nos PCNs quanto de suas possibilidades reais de efetivaçãonas escolas, particularmente as da rede estadual do Rio de Janeiro, regidas pelos “CurrículosMínimos”. Problematização da declarada proximidade entre os Currículos Mínimos e osParâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a partir de instrumental teóricobakhtiniano. Considerações acerca do sentido político e pedagógico da opção por matrizesteóricas e adoção de estratégias de controle, no interior de políticas de avaliação dedesempenho. Breve análise de problemas teóricos, metodológicos e práticos do CurrículoMínimo de Língua Portuguesa, tomando como exemplo conteúdos previstos para o 7º ano deescolaridade.

Biografia do Autor

Denise Brasil Alvarenga Aguiar, UERJ e UFF

Licenciada em Letras Vernáculas (Português- Literaturas de Língua Portuguesa) pela UFRJ; mestre em Letras pela UFRJ; doutora em Letras pela UFF. Professora adjunta do Instituto de Aplciação da Uerj e da Faculdade de Educação da UFF. Coordenadora de área do PIBID-UFF.

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Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios