Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua

Autores

  • Luís Carlos de Oliveira Universidade Federal de Juiz de For
  • Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7392

Palavras-chave:

Ensino. Sociolinguística Educacional. Variação. Mudança linguística.

Resumo

Este artigo procura demonstrar como a Sociolinguística e seus pressupostos podemampliar a competência linguística de alunos em processo de compreensão e domínio dalíngua. Um dos recursos é levá-los a pensar o uso da língua segundo os mais diversificadoscontextos sociais e interacionais, e possibilitar que compreendam que a língua é heterogênea,sofre variações e mudanças, processos que estão também relacionados à diversidadesociocultural. Para isso, uma pesquisa-ação foi realizada com alunos do nono ano de umaescola particular de Juiz de Fora, MG, que investigaram, em notícias e reportagens, os efeitosda mudança linguística a partir do uso dos pronomes relativos como processo representativoda variação da língua. Em vista disso, foi possível observar que os alunos assimilaram oconceito de variação linguística e perceberam, a partir das atividades realizadas, que a línguaé heterogênea e mutável.

Biografia do Autor

Luís Carlos de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de For

Luís Carlos de Oliveira é professor de Língua Portuguesa da Faculdade Metodista Granbery e da pós-graduação dessa mesma instituição. É mestrando da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka, Universidade Federal de Juiz de Fora

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e desenvolve trabalhos no programa de Pós-graduação da FACED . Desenvolve projetos na área da Sociolinguística Educacional e em formação de professores.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios