Educação linguística: o ensino de língua portuguesa no projeto Escrevendo o Futuro

Autores

  • Paula Barreto Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7050

Palavras-chave:

Educação linguística, Gêneros textuais, Língua Portuguesa, Produção Escrita.

Resumo

O ensino de português tem sido agenciado nas políticas linguísticas brasileirascomo um direito a ser ampliado e garantido a todos os cidadãos, tanto no âmbito da formaçãodocente, para o domínio do conhecimento da língua e da didática de ensino, como para aeducação linguística dos sujeitos aprendizes. Os índices oficiais de avaliação da educaçãobásica revelam a necessidade de estarmos atentos à complexidade da educação em línguamaterna e nos impulsionam a promover reflexões sobre ações e medidas públicas de ensino delíngua portuguesa desenvolvidas no país, no sentido de observar se essas procuram atender àsdemandas sociais. Busca-se, então, neste trabalho, extrair dos materiais da Olimpíada deLíngua Portuguesa – OLP as concepções de ensino de língua para o território nacional, apartir do levantamento dos índices linguístico-discursivos sobre a reflexão e análiselinguística presentes nos Cadernos do Professor. O programa em foco promove, entre alunosda rede pública, concursos bianuais de produção de textos escritos em quatro gêneros e seorienta por uma metodologia organizada em sequências didáticas. Os resultados apontam quea OLP se caracteriza como uma política de ensino que prioriza as normas de comportamentolinguístico referentes aos gêneros textuais escritos e suas condições de produção e tende a secaracterizar como um veículo de planificação do ensino de língua no país.

Biografia do Autor

Paula Barreto Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Aluna do Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLED, pesquisando temáticas sobre políticas linguísticas, educação linguística. Graduada em Letras Vernáculas com especialização em Teoria e Método de Ensino de Língua Portuguesa - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.  E-mail: paulabarreto2008@gmail.com Telefone fixo (77) 34263703 e Celular: (77) 8804-8005.

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – GPLED/ CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003). Publicação recente: Linguagem: currículo e formação humana. Edições UESB. 2012. E-mail emfsouza@gmail.com Telefone fixo: (77-34248695) Celular: (77) 8802-0159.

Downloads

Publicado

2014-10-13

Edição

Seção

Estudos Linguísticos