Efeitos da escolaridade no percurso de vida dos alunos: nas entrelinhas da narrativa

Autores

  • Fátima Pereira Universidade do Porto
  • Thiago Freires Universidade do Porto
  • Carolina da Costa Santos Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5047

Palavras-chave:

Escola. Voz dos alunos. Experiências escolares.

Resumo

O presente artigo trata dos efeitos da escolaridade no percurso de vida de alunos dealgumas escolas de Portugal que, em parceria com o Centro de Investigação e IntervençãoEducativas – CIIE – da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidadedo Porto (FPCEUP), fazem parte do Observatório da Vida nas Escolas – OBVIE. O projeto depesquisa objetiva compreender os impactos da instituição na qual o aluno tem sua experiênciaescolar em sua vida, sendo este artigo centrado nas entrelinhas que entrevistas de tipobiográfico permitiram-nos ler. As entrevistas, cujo guião foi pensado entre escolas euniversidade, foram tecidas com alunos de idades e escolas diversas e apresentam-se comométodo de investigação que permite dar relevo à voz dos alunos. Esta pesquisa fundamenta-sea partir de um referencial teórico que privilegia a epistemologia da escuta discente. Arelevância do artigo encontra-se, principalmente, em permitir que se entenda a importância davoz dos alunos dentro da polifonia escolar para se compreender os significados que os alunosa ela atribuem, em suas diferentes dimensões. Como resultados iniciais, apontamos que o“grito” dos alunos revela necessidade de se promover união e trabalho humanizado em todosos âmbitos escolares, indicando que, antes de estrutura, currículo e metodologias, a escola éconstituída por pessoas.

Biografia do Autor

Fátima Pereira, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação e Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Membro da Comissão Científica do Mestrado emCiências da Educação e da Comissão de Ética e Vice-coordenadora do Serviço de Educação Contínua, daFPCEUP. Possui 6 livros publicados, 21 capítulos de livros, 30 artigos peer reviewed, 43 proceeding papers.Está envolvida em diversas redes de investigação internacionais na Europa e América Latina.

Thiago Freires, Universidade do Porto

Mestrando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoda Universidade do Porto e bolsista de investigação do programa Investigação Jovem na Universidade do Porto(IJUP). É licenciado em Letras (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo e especialista em EducaçãoInfantil pelo Abbey College (Dublin, Irlanda). Atuou como professor de língua inglesa no Ensino Médio da redeprivada de São Paulo e, atualmente, trabalha como roteirista de objetos didáticos digitais.

Carolina da Costa Santos, Universidade do Porto

Carolina da Costa Santos é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –UNIRIO – e em Letras (Português/Francês e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio deJaneiro – UERJ. Atualmente cursa o mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciênciasda Educação da Universidade do Porto e é bolsista de investigação do programa Investigação Jovem na Universidade do Porto (IJUP).

Downloads

Publicado

2012-12-19