Seja marginal, seja herói: a figura do herói e do anti-herói na obra de Hélio Oiticica

Autores

  • Luiz Antonio Garcia Diniz

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.3804

Resumo

Resumo: Nossa proposta é abordar a obra do artista Hélio Oiticica, “Seja marginal, seja herói”, pelo viés de suas aberturas estruturais que articulam signos linguísticos e pictóricos. A ambiguidade e a polissemia de sua obra (1968) solicitam-nos, de um lado, a contextualizar o momento de sua produção histórica e, de outro, sua potencialidade transgressora, a qual transcende sua proposta, vinculada ideologicamente à postura daqueles que se posicionavam àmargem, tanto da política oficial, quanto da cultura estabelecida.
Palavras-chave: Hélio Oiticica. Intersemiótica. Fotografia. Semiótica da imagem. Margens.


Be a marginal, be a hero: the figure of the hero and the anti-hero in Hélio Oiticica’s works

Abstract: We propose to reflect on the work “Be marginal, be a hero”, by Hélio Oiticica, through his structural overtures and that articulate linguistic and pictorial signs. The ambiguity and multiple meanings of his work (1968) demand from us, on the one hand, contextualizing the historical time of this production and, on the other, of its transgressing potential, which transcends its proposal related to the ideological position of those who placethemselves apart from the margins, both from official politics and from the established culture.
Key words: Hélio Oiticica. Intersemiotics. Photography. Semiotics of the image. Margins.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Garcia Diniz

Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, D.E.A.em Histoire de la Philosophie – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1982) e Doutor em Letras pelaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Realizou um estágio no Canadá, em 2005/2006(UQÀM/ÉAVM – École des Arts Visuels et Médiatiques). Atualmente, realiza Pós-doutorado, sob a supervisãodo Prof. Dr. Adilson J. A. de Oliveira, no LAbI-UFSCar: Criação e recepção nas instalações interativasrelacionadas às mídias digitais.

Downloads

Publicado

2012-09-17

Edição

Seção

Dossiê: Leituras na Contemporaneidade