Ancestralidade negro-brasileira no romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33686

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Literatura Negro-Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Conceição Evaristo

Resumo

Investigamos o modo com que a ancestralidade negro-brasileira vai se apresentar como elemento constitutivo na narrativa de Conceição Evaristo, através da análise do romance de sua autoria, Ponciá Vicêncio (2003). Reconhecendo a densidade literária da autora, exploramos a construção da personagem Ponciá Vicêncio, apresentando elementos identificadores do que defendemos como sendo um conjunto de traços de ancestralidade presentes na obra. Relacionamos esses elementos às categorias de memória e silêncio. Apoiados no romance Ponciá Vicêncio, analisamos os modos e formas com que Conceição Evaristo, através do artifício da escrevivência (a escrita do cotidiano, da memória da sua vida e do seu povo). Com isso, revelamos a experiência de ser mulher negra numa sociedade pós-abolicionista, que, sem abrir mão do caráter poético, utiliza como dispositivos aspectos da ancestralidade negro-brasileira com grande aporte da memória, de uma memória ancestral negro-brasileira. 

Biografia do Autor

Ricardo Oliveria de Freitas, UNEB/Campus I

Professor Titular - Universidade do Estado da Bahia/UNEB; Doutor em Comunicação e Cultura - Universidade FEderal do Rio de Janeiro/UFRJ, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens - PPGEL/UNEB e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações/UESC. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Midiativiso e Midialternativas - GUPEMA.

Sandra Andrade dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - PPGEL/UNEB.  Orientador: Prof. Dr. Ricardo O. de Freitas.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século