A sequência didática no contexto do Ensino Fundamental: relações entre a concepção docente e o planejamento de atividades

Autores

  • Maria Fátima Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Vanderléia Lucena Meira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31802

Palavras-chave:

Ensino de Gêneros, Transposição Didática, Sequência Didática.

Resumo

A sequência didática (SD) é um meio eficaz para transpor didaticamente os gêneros textuais, tornando-os ensináveis em situações efetivas de comunicação. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso (GIL, 1999) e busca analisar a relação entre a concepção docente e o planejamento de uma sequência didática por uma professora da rede pública de Ensino da cidade de Campina Grande-PB e que participa de um curso de formação continuada. Os dados que constituem o corpus do estudo se originam de uma questão aberta sobre SD, além de uma SD planejada por ela. Como quadro teórico, o estudo se ancora nos trabalhos de BRONCKART (1997, 1999, 2010); MIRANDA (2015); MACHADO e CRISTOVÃO (2009); HILA (2009); e NOVERRAZ, SCHNEUWLY E DOLZ (2004).  Os resultados apontam que o conceito de SD da docente se aproxima mais de uma perspectiva educacional do que da área da linguística, nos moldes do grupo genebrino, já que ela a concebe apenas como uma prática metodológica para trabalhar os conteúdos. Apesar disso, as atividades que constituem a SD analisada são bem desenvolvidas e abordam os conteúdos de forma producente, relacionando-os com os objetivos propostos e tomando o gênero como um megainstrumento para o trabalho com a linguagem.

 

Biografia do Autor

Maria Fátima Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Maria de Fátima AlvesDoutora em Linguística pela UFPE. Professora  da Unidade Acadêmica de Educação (UAED)  e do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Líder do grupo de Pesquisa (UFCG/CNPq)“Práticas Educativas e Letramento”. Faz parte do grupo de pesquisa “Teorias de Linguagem e Ensino" e  desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: leitura, formação docente, letramento literário, gêneros textuais e ensino de língua portuguesa. Atua no projeto “Gêneros textuais como objeto de ensino: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos”

 

Vanderléia Lucena Meira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica (CEELP) pela Universidade Federal de Campina Grande-PB. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Faz parte do grupo de pesquisa “Teorias de Linguagem e Ensino" e  desenvolve pesquisas nas áreas de escrita, formação docente, gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa. É integrante do projeto “Gêneros textuais como objeto de ensino: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos”

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos