Estágio curricular da licenciatura como um contexto de pesquisa sobre formação inicial do professor

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Eliane de Jesus Oliveira Universidade do Tocantins (Unitins)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31641

Palavras-chave:

Indisciplinaridade, Linguagem, Estágio Supervisionado

Resumo

Investigamos a construção do estágio curricular das licenciaturas como um contexto de pesquisa científica desenvolvida na Linguística Aplicada (LA). Para esse propósito, desenvolvemos uma análise comparativa entre alguns trabalhos acadêmicos sobre o assunto, elaborados no referido campo aplicado e na Ciência da Educação. Este estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica comparativa, orientada pela abordagem qualitativa. Os referidos campos do conhecimento compartilham do contexto de pesquisa focalizado; porém, as pesquisas em LA são particularizadas por situar a linguagem no centro das questões investigadas e por diferentes perspectivas indisciplinares.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras), no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017).

Eliane de Jesus Oliveira, Universidade do Tocantins (Unitins)

Eliane de Jesus Oliveira é Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins - (PPGL/UFT Conceito 4). Fez graduação em Letras (Português e Inglês) também pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas na área da Lingüística Aplicada. Atualmente, é professora da Universidade do Tocantins (Unitins)

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos