O Gótico brasileiro na poesia de Carlos Ferreira

Autores

  • Fernando Monteiro de Barros UERJ/Professor Adjunto
  • Márcio Alessandro de Oliveira UERJ/Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2017.30621

Palavras-chave:

Gótico brasileiro, Poesia finissecular, Intertextualidade.

Resumo

A poesia de Carlos Ferreira (1844-1913), poeta gaúcho, apresenta fortes traços do Gótico literário inglês surgido no século XVIII. Os poemas “A Baronesa” e “A Escrava”, publicados no livro Redivivas, de 1881, mais do que configurarem um exemplo da presença do Gótico em nossas letras, avultam como textos de fundação do que poderíamos chamar de Gótico brasileiro, no qual, antropofagicamente, elementos convencionais da tradição gótica de outros países são inseridos no cenário geográfico e cultural do Brasil. Os fortes traços de intertextualidade dos poemas com o romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis (1825-1917) – outro texto fundamental para a categoria em questão – reforçam esta premissa.

DOI: 10.12957/soletras.2017.30621

 

Biografia do Autor

Fernando Monteiro de Barros, UERJ/Professor Adjunto

Professor Adjunto de Literatura Brasileira do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguísitca (PPLIN) da UERJ.

Márcio Alessandro de Oliveira, UERJ/Mestrando

Mestrando em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) da UERJ

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Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Escritores Esquecidos do século XIX