Contribuições da teoria do efeito e do discurso filosófico para contemplar as artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2016.27185Resumo
RESUMO: Leitura do quadro Las meninas, de Diego Velásquez, a partir de concepções diferenciadas da Teoria da literatura, em especial da Teoria do efeito estético de Wolfgang Iser. Percepções fenomenológicas e configurações conceituais, provenientes da produção e da recepção do discurso, sejam sintaxes linguísticas, sejam semiológicas. O encontro entre o artista e o leitor/espectador. Impressões sobre O Corvo, de Edgar Allan Poe, na ilustração do efeito resultante do prazer estético. Por estas diretrizes, o artigo se desenvolve no sentido de permitir que a escrita revele os dados de lembranças perceptivas por se deixar levar pelas ocorrências perceptivas, como se estivessem ocorrendo no momento mesmo de sua produção receptiva. Nesse processo de interação de leitor/espectador com obra/artista como experimentação da fenomenologia do Ato de leitura de Iser, imagens, conceitos, discursos filosóficos, contos, ensaios, tudo vem habitar essa dobra, conforme Gilles Deleuze, pela qual o próprio artigo se quer construir. Trata-se, enfim, de um modo diferenciado de desenvolvimento de escrita ensaística sobre objeto, voltado para o objetivo de contribuir para uma reflexão do campo expandido da arte, em que não se caracteriza propriamente pela interdisciplinaridade, mas por ideias e linhas de pensamento que, transdisciplinares, tocam-se eventualmente em uma nova crítica da arte.
Palavras-chave: Fenomenologia. Percepção. Efeito. Recepção. Teoria da arte.
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