Partitura midiática:gesto poético numa ópera brasileira contemporânea

Autores

  • Fábio Henrique Viana Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
  • Francisca Luciana Sousa da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25906

Palavras-chave:

Medeia, Jocy de Oliveira, Ópera brasileira, Partitura, Gesto.

Resumo

No presente artigo, apresentamos um dos trabalhos da multiartista Jocy de Oliveira. Em sua ópera Kseni, a Estrangeira (2003-2006), ela retoma o mito de Medeia sob um viés político, cujo foco assenta na condição feminina, a exemplo da tragédia ática:  uma bárbara, estrangeira por excelência, imigrante, há muito exilada de tantas pátrias, sem pátria segura para onde ir ou regressar. A vídeo-ópera, no plano musical, parte de uma melodia medieval anônima em Langue d’Oc também inspirada no referido mito. Por meio de uma breve análise crítico-comparativa, sugerimos uma releitura do que ora chamamos “partitura midiática” nesse trabalho de Jocy: um princípio de linearidade em sua textura caótica pós-moderna. Entre os autores visitados para esse fim, estão Roland Barthes e Michel Butor, tomando alguns conceitos referentes à imagem (sobrevivência, anacronismo) e à escrita (poética e musical) como gesto nesse processo de criação/invenção, além de Zigmund Bauman, Didi-Huberman, Tatlow, Sadie e Tyrrell.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.

Possui bacharelado em Música (Flauta Transversal) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), diploma de flauta pelo Conservatório G. Verdi, de Milão, Itália (2003), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). É professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Coordenação de TCC - Bacharelado.Linhas de pesquisa 
MusicologiaPaisagem sonora e músicaEnsino, Música, Nível: GraduaçãoFundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.Vínculo institucional
2008 - 2012Vínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professor de artes, Carga horária: 30Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.Vínculo institucional
2010 - 2012Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, FAFIDIA, Brasil.Vínculo institucional
2006 - 2008Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

 

Francisca Luciana Sousa da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-graduanda em Estudos Literários pela UFMG (doutorado) sob orientação de Teresa Virgínia Ribeiro Barbosa. Área de concentração: Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Linha de pesquisa: Literatura, Outras Artes e Mídias. Mestre em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Estudos Clássicos pela UnB/ Archai, a distância (2013). Pós-graduação em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (incompleta). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2002). Experiência nas áreas de Língua Portuguesa (ensino e revisão de texto); Literatura e Artes, com ênfase em Mitologia Comparada, Teatro e Cinema. Integrou o elenco de"Mulheres de Lorca", da Cia. Palmas Produções Artísticas, em 2010, 2011 e 2013. Foi integrante do Grupo Paideia (professora e atriz em projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará) de 2002 a 2012. Integra o grupo de estudos Vertentes do Mal na Literatura, coordenado pela Profa. Dra. Ana Marcia Alves Siqueira, que está filiado ao Grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, Tradições, Mitos e Lendas: estudos de Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

2017-02-01