Entre música e literatura: uma abordagem intermidiática

Autores

  • Fernanda Guida University of Pennsylvania

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25188

Palavras-chave:

Intermidialidade, Literatura, Música, Transposição midiática.

Resumo

Resumo: A intermidialidade é o cruzamento de fronteiras entre mídias, o qual abrange inúmeras formas de arte e formas de comunicação. Focalizando na interação entre música e literatura, o presente artigo defende que o conceito de intermidialidade amplia as possibilidades de diálogos entre essas artes e abarca perspectivas muitas vezes suprimidas por prévias abordagens comparativas entre música e literatura. Para este fim, recorremos aos estudos de intermidialidade propostos por Claus Clüver e Irine Rajewsky observando a função e definição de mídia tanto na capacidade de arte, como meio utilizado para a transmissão de significados, assim como as subcategorias de intermidialidade.

Nossa discussão ocorre no cenário artístico brasileiro, no qual apresentamos exemplos da relação entre música e literatura em produções de Chico Buarque e Caetano Veloso. Ao analisar o papel da mídia nas criações desses artistas, concluímos que a mídia pode ser usada como forma de potencializar o significante da obra-fonte, provendo variados direcionamentos para o receptor, além de expandir a mensagem transmitida devido à variação de mídia.

Biografia do Autor

Fernanda Guida, University of Pennsylvania

Fernanda Guida é professora e diretora do Programa de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa no Lauder Institute na Universidade da Pensilvânia. Doutora pela Universidade da Geórgia, sua área de interesse é intermidialidade, literatura brasileira e cinema.

 

Downloads

Publicado

2017-02-01