O ensino de vocabulário em língua inglesa no livro didático "WAY to GO"

Autores

  • Osiel Costa Oliveira Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.22687

Palavras-chave:

Gênero textual, Língua estrangeira, Vocabulário, Way to Go! Vol. 1

Resumo

O vocabulário é um dos aspectos primordiais de uma língua. É a base para comunicação. Uma expressividade fluente está intrinsicamente relacionada ao repertório de palavras que o usuário tem a sua disposição no ato de se comunicar. O campo lexical é responsável pelo o ato de ser e fazer-se compreendido em uma determinada língua. O enriquecimento vocabular de uma língua possibilita uma compreensão mais realista de todos os aspectos desse idioma. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa verificar e analisar a produtividade das atividades de aquisição e ampliação de vocabulário em aulas de língua inglesa na primeira série do Ensino Médio numa instituição de ensino público. Essas atividades, que fazem parte do conteúdo programático do livro Way to go! Vol. 1 (2013), estão distribuídas concomitantemente com outros itens linguísticos. A partir da teoria lexical, nos propomos a fazer uma análise de algumas dessas atividades que tem como foco uma proposta de ensino de vocabulário de forma contextualizada desenvolvidas através das habilidades de compreensão oral e escrita. Destacamos algumas atividades, na seção Análise do livro didático, para efeito de exemplificação.  A análise dos dados mostrou que as atividades didáticas destinadas para o ensino do vocabulário estão embasadas numa perspectiva dialogada com gêneros textuais.

Biografia do Autor

Osiel Costa Oliveira, Instituto Federal do Maranhão, Campus Imperatriz

Sou docente do (IFMA) Instituto Federal do Maranhão, campus Imperatriz. No momento, sou mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína. Ministro aulas de língua inglesa no departamentos do IFMA.

Downloads

Publicado

2016-07-22