Analisando títulos desviantes à luz da Teoria da Relevância

Autores

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.19134

Palavras-chave:

Jornalismo popular, processamento do texto, Teoria da Relevância.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a relação entre as informações oferecidas ao leitor e os conhecimentos por ele mobilizados na leitura de títulos de notícias do jornal popular Meia Hora. Utilizamos a Teoria da Relevância, de Dan Sperber e Deirdre Wilson (2005), para analisar a realização de processos cognitivo-inferenciais empregados na construção de uma hipótese desviante de leitura no processamento do texto. De acordo com a teoria, são os processos não inferenciais que constituem a base para os processos inferenciais, nos quais tanto o conhecimento do leitor quanto o contexto figuram como fundamentais no processamento do texto. Certos títulos no jornalismo popular, portanto, para serem interpretados como unidades complexas desviantes, requerem o levantamento de informações variadas (verbais e não verbais) da superfície textual e mobilizam processos inferenciais contextuais complementares. De um corpus coletado entre os anos 2010 e 2013, selecionamos três ocorrências para demonstrar que os referidos títulos contêm inputs inclinados a conclusões distantes do tema global da notícia. Tais elementos, que se materializaram em imagens, cores e signos verbais, são capazes de figurar como centrais no processo cognitivo de elaboração de hipóteses de leitura na atividade inicial de processamento do texto.  Produzem, na relação com o conhecimento armazenado, inferências que só poderão ser reformuladas com base no processamento de categorias textuais seguintes.

Biografia do Autor

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor de Língua Portuguesa da Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em Estudos da Linguagem pela Univ. Federal Fluminense.

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Publicado

2016-01-25

Edição

Seção

Estudos Linguísticos