Entrevista com Carlos Reis

Autores

  • Eloisa Porto Allevato Braem FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.16359

Resumo

Carlos Reis nasceu em Angra do Heroísmo.   É professor catedrático da Faculdade de Letras de Coimbra, onde tem lecionado Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Estudos Queirosianos e Estudos Narrativos. Desde 2012 é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), onde dirige o projeto “Figuras da Ficção”.

Lecionou em diversas universidades estrangeiras: na Universidade de Salamanca, na Universidade de Wisconsin-Madison, na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade de Massachusetts-Dartmouth, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Dirige a edição crítica das obras de Eça de Queirós e a História Crítica da Literatura Portuguesa. É diretor da revista Queirosiana (Fundação Eça de Queirós). Publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, França e Brasil).

Foi diretor da Biblioteca Nacional, Reitor da Universidade Aberta, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e da European Association of Distance Teaching Universities.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Edição

Seção

Dossiê: Cenas Finisseculares