Perspectivas para o trabalho com projetos didáticos: produção de poemas na escola

Autores

  • Maria Isaura Rodrigues Pinto UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16315

Resumo

Nos PCNs referentes à língua portuguesa, a perspectiva de linguagem norteadora dotrabalho pedagógico é a de fazer convergir o ensino para os usos sociais da língua em ummovimento de afastamento de uma prática docente centrada no enfoque de conteúdos datradição gramatical ou literária, que, por vezes, ganha espaço nas salas de aula. No modelotradicional de ensino de língua portuguesa, devido à adoção da concepção delinguagem/língua como código/sistema de normas, os conhecimentos mobilizados são os dagramática normativa, apresentados de maneira fragmentada e descontextualizada, através demétodos que primam pelo incentivo à simples memorização em detrimento da reflexão sobreas condições de existência das diversas formas de linguagem que transitam socialmente.

Biografia do Autor

Maria Isaura Rodrigues Pinto, UERJ

Coordenadora de área do Subprojeto PIBID da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, curso de “Letras: Português-Literatura”.

Downloads

Publicado

2014-12-28