Padrões construcionais de marcadores discursivos em contexto de contraexpectativa

Autores

  • Lauriê Ferreira Martins Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13357

Palavras-chave:

Padrões construcionais, Marcadores discursivos, Contraexpectativa.

Resumo

Este trabalho objetiva incluir os marcadores discursivos (MDs) no âmbito daabordagem da gramaticalização de construções (TRAUGOTT, 2003; 2008; 2010; eTRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). O objetivo mais específico, por sua vez, é investigarcomo as microconstruções “olha”, “olha só”, “vê” e “veja bem” realizam-se como padrõesconstrucionais vinculados à mesoconstrução por nós denominada contraexpectativa. Paratanto, através de uma abordagem pancrônica, utilizamo-nos da análise qualitativa dos dados edo cálculo da frequência de uso. Os resultados evidenciam que é possível sistematizar os MDsa partir dos níveis de esquematicidade propostos por Traugott (2008): macroconstrução,mesoconstrução, microconstrução e construto. A macroconstrução é representada pelos MDsderivados de “olhar” e “ver” em configuração imperativa e na segunda pessoa do discurso(P2) na chamada de atenção do ouvinte. Já a mesoconstrução contraexpectativa agrupamicroconstruções com MDs que indexam a noção de quebra de expectativa expressa medianteuma construção contrastiva. Por fim, quanto às microconstruções identificadas, evidenciamosque estas apresentam especificidades que as diferem das demais construções. É nesse sentidoque defendemos que os MDs podem ser projetados com base em um esquema abstrato, quepermite a emergência de novos padrões construcionais, os quais, mesmo possuindoespecificidades de uso, seguem uma direção determinada.

Biografia do Autor

Lauriê Ferreira Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Linguística, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Letras (com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas), também, pela UFJF.

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora adjunta da Faculdade Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas em Funcionalismo, Gramaticalização, Sociolinguística Variacionista e Estudos da Tradução.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ: Língua em uso: gramática, discurso e construções