Chamada para o número 29 / Call for papers, number 29

2014-11-19

Chamada para o número 29, janeiro a junho de 2015

Dossiê: Cenas Finisseculares

Editores/Organizadores do dossiê: Eloísa Porto (FFP-UERJ) e Otávio Rios (UEA)

Prazo final para envio de artigos: 30 de maio de 2015


 

Entendemos a literatura finissecular como aquela produzida no último quartel dos séculos XIX e XX. O fim do oitocentos foi marcado por uma tonalidade de “ressaca de um século de prodigiosas mutações”, na expressão de Eduardo Lourenço. Confiante nos poderes da ciência e em sua capacidade de melhorar a humanidade, o século XIX, como observou Lourenço, terminaria em “apoteose e desconfiança acerca da realidade cultural”, num sentimento de cansaço, frustração, decadência e desilusão. O século XX, em princípio empenhado no processo científico e tecnológico herdado do oitocentos, terminaria de maneira lúdica e eufórica ou anestesiado, sem pânico diante de cenas históricas pavorosas, de colapsos civilizacionais, econômicos, ideológicos, religiosos e culturais, e, diante de um mundo de diferentes linguagens culturais que se traduzem e negociam entre si, constituindo “culturas híbridas” e novas identidades. Essas experiências foram recriadas e problematizadas nas cenas literárias desses dois fins de século.


Para o número 29 da Soletras, convidamos professores e pesquisadores a enviar contribuições que tenham como objeto de estudo a literatura produzida nos dois fins de século, desde que embebidas as obras nos sentimentos e estéticas finisseculares.

Call for papers, number 29, January-June 2015

Dossie: Scenes of fin de siècle literature

Editors: Eloísa Porto (FFP-UERJ) e Otávio Rios (UEA)

Submissions: deadline May 30 2015


We understand  fin de siècle literature as one produced in the last quarter of the nineteenth and twentieth centuries. The end of the nineteenth-century was marked by a tone of "hangover from a century of prodigious mutations" in the words of Eduardo Lourenço. Confident in the powers of science and its ability to improve humanity, the nineteenth-century, as Lourenço pointed out, would end in "apotheosis and mistrust about the cultural reality", a feeling of tiredness, frustration, disillusionment and decadence. The twentieth century,  at first committed to the scientific legacy and technological process of the nineteenth-century, would end in a playful and euphoric way or anesthetized, without panic before appalling historical scenes of civilizational, economic, ideological, religious, and cultural collapse, and before a world of different cultural languages that translate and negotiate between themselves, forming "hybrid cultures" and new identities. These experiences were recreated and problematized in the literary scenes of these two ends of century.

We invite teachers and researchers to submit contributions to the 29th edition of Soletras that have as object of study the literature produced in the two ends of these centuries, as long as the works are embedded in fin de siècle feelings and aesthetics.