Ginásios públicos: a proposta de Darcy Ribeiro para a segunda etapa da Educação Básica nos CIEPS

Autores

  • Zuleika Pinho de Abreu IDAR - Instituto Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.31719

Palavras-chave:

Ensino Médio – Ginásios Públicos – Educação em tempo integral – Atividades curriculares complementares.

Resumo

Um dos aspectos menos conhecidos das políticas públicas promovidas por Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro foi a implantação dos Ginásios Públicos (1993-1994).  A concepção, inovadora e ousada, que inclui a possibilidade de educação em tempo integral para os adolescentes, vem no bojo de uma proposta de reformulação de todo o Ensino Básico e condensa os antigos 1º e 2º graus de ensino em 10 anos de escolaridade. Este artigo pretende apresentar as características organizacionais dos Ginásios Púbicos, acompanhadas de comentários sobre o que foi realizado no período de sua implantação, o significado e as contribuições dessa proposta, em muitos pontos ainda válida no presente.

Biografia do Autor

Zuleika Pinho de Abreu, IDAR - Instituto Darcy Ribeiro


Secretaria de Estado de Educação - Laboratório de Currículos; I e II programas Especiais de Educação

Colégio Pedro II -Departamento de Filosofia Filosofia

Fundação Darcy Ribeiro: assessoria para projetos e formação continuada de professores.

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Publicado

16-12-2017

Como Citar

ABREU, Zuleika Pinho de. Ginásios públicos: a proposta de Darcy Ribeiro para a segunda etapa da Educação Básica nos CIEPS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 166–171, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31719. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/31719. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências