A Universidade Fluminense em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas nos textos de Darcy Ribeiro

Autores

  • Leonardo Nolasco-Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vittorio Lo Bianco Fundação Centro de Educação a Distância e Divulgação Científica do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.31712

Palavras-chave:

Universidade, Darcy Ribeiro, Pensamento-Ação.

Resumo

Neste texto usaremos a obra de Darcy Ribeiro para pensarmos o presente do estado do Rio de Janeiro, tentando identificar em seus escritos alguns pontos que nos ajudem a entender os ritos hoje praticados pelo estado no que concerne ao trato pouco amigável dispensado às universidades e demais instituições correlatas. A obra de Darcy nos servirá de mapa e buscaremos dimensionar nos seus textos, sobre o sentido e a crise da universidade, o lugar por ela ocupado na produção de um projeto de Nação, observando no presente e no passado recente as aproximações e os desvios deste pensamento que conferia centralidade ao Ensino Superior para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.

Biografia do Autor

Leonardo Nolasco-Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vittorio Lo Bianco, Fundação Centro de Educação a Distância e Divulgação Científica do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

É servidor público estadual, Técnico em Ensino a Distância e Divulgação Científica na Fundação CECIERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, especialista em Políticas Públicas (UFRJ) e em Gênero e Sexualidade (Instituto de Medicina Social/UERJ). Cursa, atualmente, Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da UERJ. É pesquisador associado do Laboratório Educação e República (UERJ), atuando nas áreas de Cibercultura, Educação à Distância, ambientes virtuais de aprendizagem, Políticas Públicas, Globalização, Educação e Análise comparada. É servidor público estadual, Técnico em Ensino a Distância e Divulgação Científica na Fundação CECIERJ, trabalhando com Design Instrucional, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos e legislação sobre Educação a Distância. É assessor de relações internacionais na instituição.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão: seguido de A influência do jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FARIA, Lia. CIEP: a utopia possível. São Paulo: Livros do Tatu, 1991.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.).. Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

RIBEIRO, Darcy. A universidade e a nação. In: Separata de Educação e Ciências Sociais, versão 10, nº 19, jan-abr, 1962.

___________. A Universidade Necessária. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

____________; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

___________________. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: Novos Estudos-CEBRAP nº79, São Paulo, nov. 2007.

SOBRAL, Bruno Leonardo Barth. O sentido público de uma universidade como a UERJ. Disponível em http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2017/01/22/o-sentido-publico-de-uma-universidade-como-a-uerj/ Acesso em 15/07/2017

Downloads

Publicado

16-12-2017

Como Citar

NOLASCO-SILVA, Leonardo; LO BIANCO, Vittorio. A Universidade Fluminense em tempos de calamidade pública: reflexões baseadas nos textos de Darcy Ribeiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 47–63, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31712. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/31712. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático