Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro

Autores

  • Libania Nacif Xavier Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.31709

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, história da educação no Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo analisa a participação de Darcy Ribeiro na criação de instituições, bem como na implantação de políticas inovadoras no âmbito da educação e da cultura brasileiras. Está dividido em três seções: a primeira, se reporta aos diferentes projetos com os quais ele se envolveu, sempre em contextos democráticos, exercendo uma intervenção bem específica na organização do ensino. A segunda, aborda as ideias que ele apresentou como eixos orientadores de sua ação politica e  de seu posicionamento intelectual, em especial durante o período em que ele atuou como Senador da República (1991-1997). A terceira e última parte analisa o padrão de conduta política e intelectual adotado por Darcy Ribeiro em suas intervenções na educação pública, no âmbito executivo ou legislativo.

Biografia do Autor

Libania Nacif Xavier, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha História, Sujeitos e Processos Educacionais. Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ; Mestre e Doutora em Ciências Humanas - Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993 e 1999, respectivamente). Realizou pós doutorado na Universidade de Lisboa (2008). Ministra aula de Educação Brasileira, Educação Comparada e História da Educação. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições educacionais e científicas no Brasil; história da profissão docente, Intelectuais, pensamento social e Educação. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação, tendo participado da Direção Nacional da entidade no período de 2002 a 2006.

Referências

BOMENY, Helena Maria Bousquet. Darcy Ribeiro: Sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

BRANDÃO, Z. e MENDONÇA, A. W. Uma tradição esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro, Editora Forma e Ação, 2 edição (pp. 103-176), 2008.

GOMES, Candido Alberto . MEC: Coleção Grandes Educadores. MEC-Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

HEYMANN, Luciana. O lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, Contracapa, 2012.

Downloads

Publicado

16-12-2017

Como Citar

XAVIER, Libania Nacif. Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 31–46, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31709. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/31709. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático