MULHERES DE ATITUDE, MULHERES QUE OCUPAM: RELATO E PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA

Autores

  • Juliana de Lima Veloso Professora pesquisadora autônoma

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29535

Palavras-chave:

arte, educação, mulher, experiência, ocupação artística

Resumo

O presente relato se baseia em expor um pouco do processo do projeto Mulheres de atitude, mulheres que ocupam, que foi realizado entre os meses de Outubro de 2016 a Fevereiro de 2017 e que por finalização teve como resultado uma ocupação artística nas dependência da Universidade Federal do ABC. Escrito como um Escrito de Artista o relato desta experiência vem agregar juntamente com algumas questões pertinentes ao campo das artes visuais e educação, um relato de caráter poético artístico. Partindo da ideia de “tornar-se” uma experiência artística entre artista e modelos o projeto vigente trouxe oportunidade à comunidade de mulheres de se aproximar das artes. O mesmo teve como objetivo o intuito de desmistificar os conceitos de modelo vivo, modelo como musa e corpo nu. Produzindo reflexões dentro do campo das artes visuais, sobre o corpo da mulher, a idealização da beleza e dos padrões estéticos vigentes em nossa sociedade. A experiência intencionou promover a compreensão de que todo e qualquer tipo de corpo pode e deve ser visto, posando ou não, o corpo da mulher deve ser valorizado. Já dentro do campo da educação a experiência do projeto veio agregar indagações acerca dos poderes das imagens e as possíveis pedagogias visuais que as mesmas carregam. Como artista visual e professora de artes meus pensamentos e minhas práticas aqui presentes neste relato não poderiam deixar de estar amarrados às questões da arte e da educação. É na linha foucaultiana que sigo escrevendo e pensando meus fazeres.

Biografia do Autor

Juliana de Lima Veloso, Professora pesquisadora autônoma

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora de Artes na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, Educação, com ênfase em Artes Plásticas. Participa como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Arte GPA/CNPq e da Formação Continuada do Arte na Escola Polo UNESC ambos na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desenvolve produção artística desde 2009 acerca dos temas: mulher, estética e padrões estéticos do contemporâneo, desenho e suas formas de pensar.

Referências

ALZUGARAY, Paula. Feminismo em campo expandido: Artistas tratam da discriminação contra singularidades e da descontrução da noção tradicional de gênero. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, v. 5, n. 28, p.40-48, fev. 2016. Bimestral.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: A experiência vivida. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967. 2 v.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notes on experience and the knowledge of experience. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, abr. 2002 . Disponível em . Acesso em 4 abr. 2017.

CHADWICK, Whitney. Mujer, arte y sociedade. Barcelona: Destino, 1992.

COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção histórica do corpo feminino. Dourados: UFGD, 2014.

CORONA, Marilice. A presença das motivações no(s) escritos de artistas ou fresta para além do que se vê. In: Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais, 16º, 2007, Florianópolis, 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas, 2007, p.391- 403.

COUTINHO, Andréa Senra; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Artes visuais e feminismos: implicações pedagógicas. Revista Estudos Feministas, [s.l.], v. 23, n. 1, p.181-190, abr. 2015.

COSTA, Eudes Antônio da. A beleza pela (na) matemática. Estudos, Goiânia, v. 35, n. 2, p.187-199, mar/abr. 2008. Bimestral.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1993.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero, educação e docência nas artes visuais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 30, p.243-259, 2005. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2017.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista Estudos Feministas, [s.l.], v. 10, n. 2, p.283-300, 2002.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Editora Claraluz, 2005.

SIQUEIRA, Camilla Karla Barbosa. As três ondas do movimento feminista e suas reprercussões no direito brasileiro. In: XXIV CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI - UFMG/FUMEC/DOM HELDER CÂMARA, 24., 2015, Belo Horizonte. Congresso. Florianópolis: Conpedi, 2015. p. 328 - 354. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2017.

STRECKER, Márion. Lisette Lagnado: a fala é o falo. Select: arte e cultura contemporânea, São Paulo, v. 5, n. 28, p.36-39, fev. 2016. Bimestral.

Downloads

Como Citar

VELOSO, Juliana de Lima. MULHERES DE ATITUDE, MULHERES QUE OCUPAM: RELATO E PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 198–217, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29535. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29535. Acesso em: 19 abr. 2024.