SEXUALIDADE, BRINCADEIRA E ESCOLA NO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

  • Luan Carpes Barros Cassal Universidade Federal Fluminense
  • Cristiana de França Chiaradia Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29526

Palavras-chave:

Brincadeira, sexualidade, masturbação, escola, infância

Resumo

Nos últimos anos, questões sobre infância, escola, sexualidade e gênero estão na mira de variadas proposições do Estado. Assim, este artigo propõe colocar em análise o processo de normalização das subjetividades na infância através da regulação da masturbação no espaço escolar.  A construção da sexualidade das crianças, através de brincadeiras e regras, está atrelada a uma relação de gênero tradicional. Além disso, a masturbação é negada como um ato lúdico de prazer para a criança conhecer seu corpo, principalmente na escola. Porém, a tentativa de proibição de assuntos e práticas de construção do corpo e do prazer, mais do que reprimir, insiste em criar modos normalizados de existência. Assim, ao investigarmos relações entre sexualidade, infância e escola, propomos colocar em análise as proibições estabelecidas entre tais termos e a masturbação.

Biografia do Autor

Luan Carpes Barros Cassal, Universidade Federal Fluminense


Psicólogo, Mestre em Psicologia, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Bolsista CAPES).

Cristiana de França Chiaradia, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Mestre em Educação, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

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Como Citar

CASSAL, Luan Carpes Barros; CHIARADIA, Cristiana de França. SEXUALIDADE, BRINCADEIRA E ESCOLA NO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 59–76, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29526. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29526. Acesso em: 18 abr. 2024.