Sobre a Revista

Foco e Escopo
A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos. Dentre os objetivos da Revista está o de divulgar a produção de pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos e espaços da educação. Publica dossiês temáticos, ensaios, resenhas, relatos de experiências entre outras contribuições, tendo periodicidade quadrimestral. Acolhe publicações em língua estrangeira (inglês/espanhol). Os artigos apresentarão resumos em português e inglês ou espanhol.

A cobertura temática encontra-se classificada no CNPq como 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Interinstitucional Artes de Educar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, assim como de experiências que contribuam para o avanço do conhecimento e de práticas com a escola.

São publicados também resenhas e relatos de experiência. Na seção Dossiês, são publicados artigos e textos dentro do campo de pertinência do tema proposto. Os artigos de fluxo continuo poderão ou não obedecer ao tema central do dossiê proposto para o mesmo número.

A publicação de artigos está condicionada a uma avaliação prévia da Comissão Editorial e avaliação duplo cega de dois pareceristas ad hoc (externos as instituições editora). Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos a contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência da abordagem teórica e metodológica.

Uma vez sugeridas modificações de estrutura ou de conteúdo pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, estas deverão ser incorporadas pelos autores no artigo, como condição de sua posterior publicação. As modificações efetuadas pelos autores deverão retornar aos pareceristas para que estes finalizem o processo de avaliação. No caso do número de artigos aprovados ser superior a capacidade de publicação da Revista, a Comissão Editorial fará uma seleção dos artigos com melhor avaliação feita pelos pareceristas ad hoc.

Os pareceristas ad hoc que fazem parte do quadro de avaliadores dos textos submetidos são professores-pesquisadores de destaque nas suas atuações no campo da Educação e que concordam com a política editorial da revista.

Os artigos submetidos à Revista deverão ter seu processo de avaliação concluído em no máximo quarenta e cinco dias.
Periodicidade
A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE é uma publicação quadrimestral. Sua publicação, em geral, são nos meses de janeiro, maio e setembro, sendo cada uma da instituições responsáveis por uma edição. Ademais, eventualmenmte, poderá publica numeros especiais.
Política de Acesso Livre
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos dois artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI – Budapest Open Access Initiative).
Ética e publicação
Conflitos de Interesse
Existe conflito de interesses, quando o original está baseado em uma tese ou em uma dissertação; havendo, neste caso, a necessidade de indicar o nome do autor, o título, o ano, o nome do programa de pós-graduação e a instituição em que os trabalhos foram apresentados. A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como esses conflitos de interesses são administrados durante a redação, a revisão por pares e a tomada de decisões pelos editores.

Os conflitos podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou a avaliação de manuscritos, podendo ser eles de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e por revelar conflitos de natureza financeira ou de natureza diversa que influenciaram o trabalho. Os responsáveis devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da revista.

Ética de Publicação e Declaração sobre más práticas
É responsabilidade dos autores, dos avaliadores e dos editores envolvidos no processo editorial preservar a ética alinhada aos princípios científicos.

Cabe a Revista Interinstitucional Artes de Educar manter a ética e a qualidade dos textos publicados, estando suas diretrizes de acordo com:



Dos autores:
os autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos experimentos. Afirmações dotadas de fraude ou de imprecião constituem comportamento antiético e, por isso, inaceitáveis. Resenhas também devem ser objetivas, compreensivas e levar em conta o estado da arte de forma precisa. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. Plágio em todas as suas formas constitui prática antiética e é inaceitável. Igualmente, submeter o mesmo manuscrito para mais que uma revista ao mesmo tempo também constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Autores não devem submeter artigos que descrevam substancialmente a mesma pesquisa para mais de um perieodico. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

Dos Editores:
editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico. Um editor não deve utilizar informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso dos autores. Editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

Dos Pareceristas:
Cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial. Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas sob sigilo e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal. Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, e observações devem ser formuladas claramente com argumentos fundamentados de forma que os autores possam utilizá-las na aprimoração de seus artigos. Se um revisor selecionado se sentir desqualificado ou impossibilitado de realizar uma avaliação, deve comunicar prontamente o editor. Avaliadores não devem aceitar manuscritos para análise com os quais eles possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas ou relações de outro caráter.
Estatísticas
Tendências 2019 2020 2021 2022 2023
Edições 3 5 3 4 1
Artigos 35 62 82 61 18
Total de itens publicados 55 128 105 81 27
Total de submissões 174 324 190 315 240
Avaliados pelos pares 153 288 138 154 17
Aceito 110 (72%) 179 (62%) 111 (80%) 113 (73%) 12 (71%)
Rejeitado 43 (28%) 109 (38%) 27 (20%) 41 (27%) 5 (29%)
Tempo de avaliação 49 95 0 90 51
Tempo até a publicação 84 156 55 93 13
Acessos 30.191 57.454 94.925 61.292 21.423
Sponsors
Edital FAPERJ Nº 48/2021- APOIO À PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E TEC. E À INFRAESTRUTURA DE EDITORAS - 2021 Atividades em curso desde setembro de 2022.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Hospedagem, financiamento do Digital Object Identifier (DOI) e orientações editoriais.