A Revista de Fotografia Científica Ambiental é um periódico online de acesso aberto que publica estudos originais referentes à utilização de técnicas fotográficas como método científico, à utilização da imagem como objeto de estudo ou, ainda, aqueles estudos cuja imagem seja fonte de dados consideravelmente relevante para os resultados obtidos em todas as áreas da Biologia e Ciências Ambientais, tais como Zoologia, Botânica, Micologia, Ecologia, Comportamento Animal, Sistemática, Educação e afins. Os manuscritos submetidos à revista serão revisados por um corpo editorial formado por pesquisadores e fotógrafos de atuação nacional e internacional.

Os manuscritos deverão ser submetidos em português, espanhol ou inglês e, em uma primeira etapa, serão avaliados quanto à adequação ao escopo e formatação de acordo com as normas da revista. Serão devolvidos aos autores aqueles manuscritos que não seguirem as normas da revista e/ou apresentarem deficiência em gramática ou estrutura da língua inglesa. Os manuscritos que estiverem de acordo com as normas da revista serão encaminhados a dois revisores que avaliarão a qualidade científica do estudo, qualidade técnica das fotografias e relevância do trabalho para a revista. Nesta etapa, com duração máxima prevista de dois meses, os manuscritos podem ser 1) rejeitados, 2) rejeitados com convite à posterior ressubmissão, 3) aceitos mediante modificações ou 4) aceitos sem modificações. Quando o manuscrito for aceito, serão enviados aos autores o termo de autorização do uso de imagens e texto e, posteriormente, um arquivo de prova confeccionado pelo editor gráfico da revista.

Semestral