v. 19 n. 53 (2018): IMAGENS E SONS PARA ALÉM DAS ESCOLAS

Publicado: 01-07-2018

Editorial

  • EDITORIAL

    Inês Barbosa de Oliveira, Jane Paiva
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.35701

Imagens e sons para além das escolas

  • DAS TERRAS DE PRETO A SALA DE AULA: MODALIDADE EDUCACIONAL QUILOMBOLA, UM ENSINO PARA TODOS

    Eleno Marques de Araújo
    6-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.29313
  • IMAGENS E SONS PARA ALÉM DAS ESCOLAS

    Nilda Alves, Mailsa Carla Pinto Passos
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.35063
  • COMPREENDENDO A CULTURA SURDA POR MEIO DA IMAGEM: A ARTE SURDA EM QUESTÃO

    Mayara bataglin Raugust
    20-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34148
  • REPARAR MIÚDO, NARRAR KÉKERÉ - NOTAS SOBRE NOSSA FOTOETNOPOÉTICA COM CRIANÇAS DE TERREIROS

    Stela Guedes Caputo
    36-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34443
  • NA CADÊNCIA BONITA DO SAMBA

    Valter Filé, Leidiane Macambira
    64-81
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34511
  • ENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA

    Joana Dourado França de Souza, Edvaldo Souza Couto, Maria Helena Silveira Bonilla
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33944
  • UM PENSAMENTO MAIS LUIZGONZAGUIANO: MÚSICA E SONHOS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURAL

    Zacarias Marinho
    95-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34092
  • O VISÍVEL E O INVISÍVEL NOS CADERNOS ESCOLARES DE UMA ALUNA DA TERCEIRA IDADE NA EJA

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Eliane Küster
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33667
  • DANÇANDO CULTURA: SABERES COREOGRAFADOS SOBRE A FESTA DE IEMANJÁ NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/ RS

    Rodrigo Lemos Soares
    129-142
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34047
  • O CONFINAMENTO JOVEM NO FILME “MAZE RUNNER”: CULTURA E PEDAGOGIA TECNOCAPITALÍSTICA

    Greice Rosane Gomes, Cynthia Farina
    143-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34520
  • SONDAS CULTURAIS COMO MÉTODO PARA A CRIAÇÃO DE DADOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS

    Sílvia Fernanda de Medeiros Maciel
    155-168
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34419
  • O FESTEJO INTERCULTURAL DO CANAUANI; UM VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO, FORTALECIMENTO E MANUTENÇÃO DA CULTURA WAPIXANA EM RORAIMA

    Abraão Jacinto Pereira, Roseli Bernades
    169-178
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33513

Elos

Entrevista

  • ORQUESTA DE RECICLADOS DE CATEURA: MÚSICA QUE ENSEÑA MÁS ALLÁ DEL CONTEXTO DE LA BASURA

    Luana Wunsch
    198-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33083

Artigos de Demanda Contínua

  • INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

    Larissa de Oliveira Pupo, Giovani Ferreira Bezerra
    208-232
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.27456
  • A EXPERIÊNCIA CEARENSE QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

    Adriana Ferreira Martins Alflen, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    233-247
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.30092
  • IDENTIDADE NEGRA, EDUCAÇÃO E SILENCIAMENTO: O OLHAR PEDAGÓGICO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

    QUECIA SILVA DAMASCENA, EDUARDO OLIVEIRA MIRANDA, Maria Cecília de Paula Silva
    248-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.29461
  • O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA

    Ladislau Ribeiro do Nascimento
    262-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787
  • GARIMPANDO IDEIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO E DO CÍRCULO DE CULTURA

    Adilson Cristiano Habowski, Daniel Felipe Jacobi, Elaine Conte
    275-287
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.29719
  • QUAL EDUCAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DE INJUSTIÇAS?

    Osmar Hélio Alves Araújo
    288-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32120
  • O ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REPRESENTAÇÕES EM SUA APRENDIZAGEM

    Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Claudia Maria de Lima
    299-313
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33212
  • UBUNTU: ACOLHIMENTO ANCESTRAL E INQUIETAÇÕES FEMINISTAS NEGRAS À EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

    Artur Oriel Pereira, Flavio Santiago, Ellen Gonzaga Lima Souza
    314-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33547
  • O DIFERENTE É CAPAZ DE DESCONSERTAR E RECONSTRUIR: GÊNERO NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

    Poliane Lacerda Fonseca, Heloisa Raimunda Herneck, Frederico Assis Cardoso
    330-344
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32284
  • O GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS

    Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henning
    345-357
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32816
  • POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO BRANCO: O PCCR EM QUESTÃO

    Mark Clark Assen de Carvalho, Pelegrino Santos Verçosa, Jean Mauro de A. Morais
    358-372
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34713
  • MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE IDOSOS: FORMAÇÃO CULTURAL E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO

    Rita de Cássia Fraga da Costa, Silvia Sell Duarte Pillotto, Carla Clauber da Silva
    373-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.34031