<b>POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR PÓS-FUNDACIONAL

Autores

  • Carmen Teresa Gabriel UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Marcus Leonardo Bomfim Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36308

Palavras-chave:

Políticas de avaliação, currículo, conhecimento escolar, subjetivação docente, virada ontológica.

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar processos de subjetivação docente em meio às políticas de avaliação em nossa contemporaneidade a partir das contribuições teóricas dos estudos curriculares mais recentes, em particular aqueles oriundos do estreitamento do diálogo deste campo com as teorizações do discurso na pauta pós-fundacional. Neste exercício teórico, assumindo os efeitos da virada ontológica na produção de uma leitura política do social, significamos a docência como um campo de estruturação profissional que ocupa um lugar subalterno no sistema hierarquizado de saberes e o conjunto de políticas de avaliação como um terreno fértil para sustentar esse argumento. A aposta aqui defendida consiste em afirmar que a valorização dessa cultura profissional implica também na problematização da relação com o conhecimento estabelecida pelo sujeito-docente face às políticas envolvendo diretamente o conhecimento objetivado para ser ensinado na educação básica. A análise sublinha que os processos de subjetivação docente e as possibilidades de subversão ou deslocamento da posição de subalternidade implicam na articulação estabelecida com os processos de objetivação do conhecimento legitimado e avaliado.

Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação (FE/UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ).

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação (PPGE/UFRJ); Professor de História (C. E. Golda Meir); Técnico em Assuntos Educacionais (EQ/UFRJ).

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Gabriel, C. T., & Martins, M. L. B. (2018). <b>POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR PÓS-FUNDACIONAL. Revista Teias, 19(54), 226–243. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36308

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação