<b>AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL

Autores

  • Andrea Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio
  • Nathalia Santos Corrêa da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36247

Palavras-chave:

Organização escolar em ciclos, Avaliações externas, Avaliação escolar

Resumo

Este artigo discute a relação entre a enturmação escolar em ciclos e as avaliações externas, políticas presentes nas salas de aula e em permanente conflito político, teórico e pedagógico. Busca-se compreender como os ciclos, enquanto projeto de democratização escolar, e as avaliações externas, orientadas pela mensuração e pelo controle, coexistem em uma escola da rede pública municipal de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realiza estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com três educadores do município. Como resultado, observaram-se as interferências das avaliações externas sobre as práticas docentes e a persistência de algumas práticas avaliativas que se sustentam, apesar destas interferências.

Biografia do Autor

Andrea Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio

Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Realizou estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991).  

Nathalia Santos Corrêa da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2017), sob a orientação da Profª Drª Andrea Rosana Fetzner. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC (CNPq). Especialista em Gestão dos Processos Educativos na Escola pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2014). Graduada em Pedagogia - UERJ. Professora da Educação Básica.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Fetzner, A. R., & Corrêa da Silva, N. S. (2018). <b>AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Revista Teias, 19(54), 114–129. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36247

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação