<b>PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135

Palavras-chave:

Práticas avaliativas, Tomada de decisões, Profissionalização docente.

Resumo

O artigo analisa discursos sobre avaliação da aprendizagem veiculados por trabalhos publicados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, no Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste e na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Nestes espaços acadêmicos foram selecionados trabalhos que tiveram como lócus de produção discursiva o cotidiano escolar e que focaram práticas avaliativas de professores. Esses trabalhos, sujeitos a uma análise de discurso, apontam que a avaliação, nas práticas que a concretizam, constitui um elemento fundante para a afirmação dos saberes docentes e consequentemente para a afirmação do grupo enquanto profissão, nomeadamente por implicar a tomada de decisões, contribuindo para a profissionalização docente.

Biografia do Autor

Crislainy de Lira Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação contemporânea - UFPE

Doutoranda em Educação - UFPE

Agência financiadora: FACEPE.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, no qual atuou como vice-coordenadora. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da mesma Universidade. É pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Professora Catedrática Convidada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Gonçalves, C. de L., Almeida, L. A. A. de, & Leite, C. M. F. A. F. (2018). <b>PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Teias, 19(54), 209–225. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação