<b>AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Patrícia Dias Prado Profª Drª da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) http://orcid.org/0000-0002-8790-1594
  • Angélica de Almeida Merli Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME/SP).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36033

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação Formativa, Políticas Educacionais

Resumo

Ao investigar como a avaliação na Educação Infantil vem sendo tratada nas políticas nacionais e na Rede Municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo, este artigo busca estabelecer relações consonantes entre os princípios da avaliação presentes nos documentos oficiais com os princípios da avaliação formativa, construída coletivamente entre docentes, bebês e crianças pequenas da Educação Infantil que, por sua vez, ainda tem apresentado práticas avaliativas seletivas e classificatórias modeladas pelo Ensino Fundamental - que também merecem ser revistas, por uma Pedagogia da Infância e da primeira infância, de protagonismo infantil e de avaliação das políticas, concepções e práticas docentes.

Biografia do Autor

Patrícia Dias Prado, Profª Drª da Faculdade de Educação da USP (FEUSP)

Mestre e Doutora em Educação (FE-UNICAMP). Professora Doutora, área da infância, Depto de Metodologia e Educação Comparada (EDM), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Angélica de Almeida Merli, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME/SP).

Mestra em Educação (UNINOVE), Doutoranda em Educação (FEUSP)
Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME/SP).

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Prado, P. D., & Merli, A. de A. (2018). <b>AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DOCENTES. Revista Teias, 19(54), 130–147. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36033

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação