POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS

Karlane Holanda Araujo, Raimundo Hélio Leite, Eric Ferdinando Kanai Passone

Resumo


O artigo analisa os efeitos da política accountability educacional, representada pelo Prêmio Escola Nota Dez nas dinâmicas pedagógicas das escolas cearenses. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos representantes do núcleo gestor escolar, aos professores e aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, em quatro instituições de ensino. Concluiu-se que as dinâmicas escolares são reorientadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfa, direcionando o que, como e para que ensinar. Verificou-se que a prática de bonificação tende a pressionar o corpo docente a alcançar as metas, causando tensões nas relações intra e interpessoais no contexto escolar.


Palavras-chave


Prêmio Escola Nota Dez. Accountability. Dinâmicas pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

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