<b>POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO BRANCO: O PCCR EM QUESTÃO</b>

Autores

  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Pelegrino Santos Verçosa Universidade Federal do Acre
  • Jean Mauro de A. Morais Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34713

Palavras-chave:

política de valorização do magistério, remuneração e carreira docente, plano de cargo, carreira e remuneração

Resumo

O presente trabalho tem como foco de análise a questão da valorização do magistério e objetiva analisar a remuneração dos profissionais da educação do quadro de magistério da rede pública municipal de Rio Branco. O texto se organiza a partir de pesquisa empírica e revisão de literatura que procura sistematizar o arcabouço legal que define as diretrizes gerais a serem observadas por Estados e Municípios no que se refere propriamente à definição de uma política de valorização do magistério com destaque para Constituição Federal de1988, a LDB 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14/1996, a Lei  Lei nº 9.424/1996 do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF),   a EC nº 53/2006 que alterou o Art. 206 da CF 1988, a Lei nº 11.494/2007 que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a Lei nº 11.738/2008 que institui o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). No contexto em que a análise está circunscrita toma-se como base de referência e análise a Lei nº 35/2017 que instituiu o PCCR do Município de Rio Branco de cuja análise se indica que o vencimento base e a remuneração dos profissionais da educação muito mais do que refletirem ganhos salariais estão pautados por um política de bônus de lógica e princípios gerencialista, de performance e desempenho dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre.

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Centro de Educação Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

Jean Mauro de A. Morais, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Professor da rede pública estadual de educação do Acre e Professor-Formador no Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR/UFAC

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Assen de Carvalho, M. C., Santos Verçosa, P., & Mauro de A. Morais, J. (2018). <b>POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO BRANCO: O PCCR EM QUESTÃO</b>. Revista Teias, 19(53), 358–372. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34713

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua