<b>SONDAS CULTURAIS COMO MÉTODO PARA A CRIAÇÃO DE DADOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS</b>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34419

Palavras-chave:

sonda cultural, inovação metodológica, psicologia e educação

Resumo

As sondas culturais são uma estratégia de criação de dados nascida na área do design, aqui apresentadas como uma estratégia metodológica inovadora e lúdica para a produção de dados de pesquisa qualitativa em psicologia com crianças. Com este estudo sobre processos de produção de sentidos na vida cotidiana de crianças, baseado em reflexões da psicologia cultural e em análises imagético-discursivas, fica demonstrado o quanto as sondas culturais se configuram como um método inovador e capaz de gerar dados consistentes e relevantes, tanto em pesquisas, como em práticas profissionais de psicólogos e educadores.

Biografia do Autor

Sílvia Fernanda de Medeiros Maciel, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Psicologia.

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Graduada em Psicologia, mestre em Letras e Linguística e doutora em Psicologia Cognitiva Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Saúde.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

de Medeiros Maciel, S. F. (2018). <b>SONDAS CULTURAIS COMO MÉTODO PARA A CRIAÇÃO DE DADOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS</b>. Revista Teias, 19(53), 155–168. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34419

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas