<b>IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA IV CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL EM RIO GRANDE – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34132

Palavras-chave:

Conferência - Participação Popular – Igualdade Racial

Resumo

É público e notório que o ferrenho combate à desigualdade racial deveria ser enfrentado por todos os órgãos do governo federal, dos estados e das cidades, porém diante da ineficácia destes poderes para a promoção da igualdade racial surgem as conferências que visam à práxis, ou seja; primeiramente a concepção de que a desigualdade racial existe, bem como a emergente necessidade da execução de políticas públicas eficazes para a redução das desigualdades e posteriormente a não fragilização dos direitos sociais constantemente violentados. Tendo como tema norteador “o Brasil na década de afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” o presente artigo visa analisar os possíveis impactos da participação popular em conjunto com representantes do poder público municipal.

Biografia do Autor

Marcel Jardim Amaral, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Assistente Social, mestrando em Educação (Bolsista CAPES - DS) pelo programa de pós-graduação/PPGEdu da Universidade Federal do Rio Grande/FURG na linha de Culturas, Identidades e Diferenças . Foi fundador e Coordenador da Juventude no Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (COMDESCCON) na gestão 2013/2015 onde recentemente foi nomeado Redator do mesmo Conselho. É membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular/GEFEAP, onde faz parte da Coordenação do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior/PAIETS Indígena e Quilombola. 

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Prof. Dr. Em Educação, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP.

Laís Braga Costa, Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ

Mestre em Prática Sócioculturais e Desenvolvimento Social pela UNICRUZ. Bibliotecária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Amaral, M. J., Pereira, V. A., & Costa, L. B. (2018). <b>IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA IV CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL EM RIO GRANDE – RS. Revista Teias, 19(54), 463–477. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34132

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua