<b>DANÇANDO CULTURA: SABERES COREOGRAFADOS SOBRE A FESTA DE IEMANJÁ NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/ RS</b>

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal de Pelotas - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação/ Doutorado

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34047

Palavras-chave:

Educação Física, Danças, Culturas

Resumo

O objetivo do texto é o de fomentar debates sobre acontecimentos que forjam parte das culturas e identidades do município do Rio Grande/ RS. Das temáticas possíveis, o destaque desta escrita é sobre as danças, observadas durante o evento religioso Festa de Iemanjá, realizado nesta cidade. Enquanto processos metodológicos estão visitas a centros religiosos de matriz africana e realização de uma vigília durante a Festa de Iemanjá de 2018, contando com a realização de entrevistas com responsáveis pelos terreiros e registros, em diários de campo e os dados foram observados por meio de uma Análise Cultural. Foi possível perceber diferentes transposições, implantações e adequações nos terreiros, estabelecendo assim, um complexo cultural, nos quais, as danças são um meio de interseção.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação/ Doutorado

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História (FURG), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem; Aluno/ pesquisador do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG) e também, do grupo de pesquisas Sexualidade e Escola (GESE - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia (voluntário) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Soares, R. L. (2018). <b>DANÇANDO CULTURA: SABERES COREOGRAFADOS SOBRE A FESTA DE IEMANJÁ NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/ RS</b>. Revista Teias, 19(53), 129–142. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34047

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas