<b>MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE IDOSOS: FORMAÇÃO CULTURAL E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO</b>

Autores

  • Rita de Cássia Fraga da Costa Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE https://orcid.org/0000-0002-7276-7863
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Carla Clauber da Silva Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34031

Palavras-chave:

Artesania, narrativas, formação

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é socializar impressões sobre formação cultural e experiências sensíveis em artesania na terceira idade em espaço não formal da educação. O foco central foi pensar sobre a relevância de práticas educativas pautadas nas construções identitárias e na sensibilidade. A investigação deu-se com um grupo de 11 idosos, entre 60 e 72 anos, integrantes de um Centro de Referência de Assistência Social. Na produção de dados revelou-se que práticas educativas impulsionadas pelas artesanias mobilizam a (res)significação de memórias e narrativas. Além disso, a pesquisa apontou que, ao acessar pela artesania as construções identitárias dos idosos, ocorreu a revitalização dos sentidos.

 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista FAP-UNIVILLE vinculada ao projeto: Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante do NUPAE- Núcleo de pesquisa em Arte na Educação, vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas. 

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, formação de professores, educação, currículo e fracasso escolar.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

da Costa, R. de C. F., Pillotto, S. S. D., & da Silva, C. C. (2018). <b>MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE IDOSOS: FORMAÇÃO CULTURAL E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO</b>. Revista Teias, 19(53), 373–383. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34031

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua