<b>SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA

Autores

  • Antonio Cavalcante Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Ignez Belém Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010

Palavras-chave:

contos de fada, subjetividade docente, educação infantil

Resumo

Este artigo busca compreender aspectos da significação dos professores sobre a educação infantil e elementos da sua subjetividade docente a partir do simbolismo dos contos de fada. Discute a relação entre as imagens dos professores sobre a docência e sua forma de ser professor na educação infantil. A pesquisa foi efetivada com docentes do Infantil IV e V pertencentes à rede pública de Fortaleza. Utilizou o estudo de caso como método de pesquisa e para a coleta de dados foi aplicado um roteiro para análise simbólica do conto de fada. Conclui que as professoras investigadas não foram capazes de identificar a natureza simbólica dos contos.

Biografia do Autor

Antonio Cavalcante Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Pedagogia (UECE - 2003). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013). Doutor em Educação (UECE-2018) . Supervisor Escolar e Coordenador Pedagógico da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Professor do Instituto Vale do Acaraú - IVA Darcy Ribeiro. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Aprendizagem, Formação Docente, subjetividade e Educação Infanil.

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará da área de Psicologia da Educação, lecionando também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Aprendizagem, Formação Docente, subjetividade e História de Vida, tendo como eixo teórico central a Psicologia Histórico- Cultural de L.S. Vygotsky.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Cavalcante Filho, A., & Lima, A. I. B. (2018). <b>SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA. Revista Teias, 19(54), 366–381. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua