<b>ENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA</b>

Autores

  • Joana Dourado França de Souza Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-6990-2713
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33944

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Memória e Stories, Cultura Escolar

Resumo

O artigo analisa o descompasso entre as efemeridades da contemporaneidade, simbolizadas pelas Stories, publicações disponíveis durante 24 horas em redes e mídias sociais digitais e a memória da escola. O principal argumento é que a divergência entre estes dois contextos provoca tensões e tornam o cotidiano escolar pouco atrativo para jovens que, hoje, têm suas vidas organizadas por tecnologias móveis e seus aplicativos. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O estudo foi fundamentado por investigações sobre cultura escolar, modernidade líquida e cibercultura aplicada à educação. O artigo conclui que tanto a liquidez quanto a memória possuem características fundamentais para as práticas educativas, por isso podem ser combinadas no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Joana Dourado França de Souza, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Educação (UFBA), Especialista em coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (2013), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2012). É professora da pós graduação Latu Sensu da Universidade Salvador- UNIFACS, Assessora Pedagógica do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica - CEAP e integrante do GEC: Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Estuda principalmente os seguintes temas: educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; currículo e formação de professores; redes sociais na internet. Área de interesse: Docência em Ensino Superior, Tecnologia, EAD.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação e um dos coordenadores do GEC: Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt ( Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; software livre; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, de 2013 a 2017. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

 

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

de Souza, J. D. F., Couto, E. S., & Bonilla, M. H. S. (2018). <b>ENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA</b>. Revista Teias, 19(53), 82–94. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33944

Edição

Seção

Imagens e sons para além das escolas