<b>“NINGUÉM TINHA ME PERGUNTADO SE EU SABIA” – UM ESTUDO SOBRE AS CULTURAS INFANTIS

Autores

  • Susana Angelin Furlan FCT- Unesp Presidente Prudente
  • José Milton de Lima FCT-Unesp
  • Márcia Canhoto de Lima FCT-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33594

Palavras-chave:

Crianças, Educação Infantil, Culturas Infantis

Resumo

Este presente artigo tem como propósito refletir sobre como as vozes e opiniões das crianças estão sendo consideradas dentro do contexto escolar. Fruto de uma pesquisa etnográfica que visava estudar as crianças e suas culturas, teve como um dos principais resultados saberes que levam a acreditar que as crianças possuem culturas que são diferentes do adulto, desta forma, elas falam, se expressam, mas em sua grande maioria são desconsideradas. Desta forma salientamos que é necessário uma empatia nas relações crianças e adultos a fim de entender os pequenos, suas necessidades, assim como a melhor forma que aprendem os conteúdos e os principais saberes historicamente construídos.    

Biografia do Autor

Susana Angelin Furlan, FCT- Unesp Presidente Prudente

Mestranda do Programa de pós-graduação em Educação da FCT-UNESP de Presidente Prudente, bolsista Fapesp com a temática tempo e Educação Infantil. Graduada em Educação Física pela FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente, com experiência de três anos como bolsista de Iniciação Cientifica financiada pela CNPQ-PIBIC na temática de Mídias televisivas e Educação Infantil. Atuou também em outro projeto de extensão em seu primeiro ano, com foco na valorização das Culturas da Infância. Participa do grupo de pesquisa intitulado como :Cultura Corporal de Movimento, Saberes e Fazeres coordenado pelo Professor Doutor José Milton De Lima/ Márcia Regina Canhoto de Lima.

José Milton de Lima, FCT-Unesp

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Foi aprovado no Concurso de Livre docência em Educação Física Infantil, no ano de 2018. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude. Coordenou o Núcleo de Ensino da FCT/UNESP/PP, no período de 2005 a 2007 e no período de 2009 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP/PP no período de 2003 a 2007. No programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP/PP ministra as disciplinas: O jogo na formação do Professor; Culturas Infantis e Culturas Juvenis no Contexto escolar. No Curso de Licenciatura em Educação Física, ministra as disciplinas Didática Geral e no Curso de Pedagogia ministra a disciplina Conteúdos, Metodologias e Prática de Ensino de Educação Física I. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão: As Culturas da Infância como eixos para a qualificação do trabalho pedagógico no contexto da Educação Infantil, Projeto: Brincando no Lar, PROEX/UNESP. Coordenou, no período de 2014 a 2018, também o Sub-Projeto: "A formação de professores de Educação Física para a Educação Básica a partir da interlocução entre infância, juventude, educação e cultura corporal de movimento",Programa: PIBID, financiado pela CAPES, junto ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP/PP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, brincadeira, infância, cultura lúdica, culturas da infância, cultura corporal e Educação Física escolar.

Márcia Canhoto de Lima, FCT-Unesp

ocente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia ? Unesp, Campus de Presidente Prudente. Graduada em Educação Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia ? UNESP de Presidente, (FCT/UNESP/PP), em 1989. Concluiu o mestrado 2002 e o doutorado 2006 no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Fez o Pós-Doutorado no ano de 2012 na Universidade de Salamanca na Espanha, com o Prof. Dr. Fernando Gil Villa da Faculdade de Ciências Sociais do Departamento de Sociologia, tendo como tema: "Culturas Juvenis na Escola: Uma Interlocução com a Produção De Pesquisadores Espanhóis".Exerce o cargo de Professora Assistente Doutora, em Regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa (RDIDP). Foi Chefe do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente. Coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e é Lider do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal, Saberes e Fazeres, cadastrado no CNPQ. 

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Furlan, S. A., Lima, J. M. de, & Lima, M. C. de. (2018). <b>“NINGUÉM TINHA ME PERGUNTADO SE EU SABIA” – UM ESTUDO SOBRE AS CULTURAS INFANTIS. Revista Teias, 19(54), 438–462. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33594

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua