<b>UBUNTU: ACOLHIMENTO ANCESTRAL E INQUIETAÇÕES FEMINISTAS NEGRAS À EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS</b>

Autores

  • Artur Oriel Pereira UNICAMP/PMSP
  • Flavio Santiago UNICAMP
  • Ellen Gonzaga Lima Souza UFLA

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33547

Palavras-chave:

Feminismo negro, Relações raciais, relações de gênero, Infâncias, Educação Infantil

Resumo

O feminismo negro no Brasil vem conquistando espaços tanto no âmbito acadêmico quanto social, promovendo debates, releituras e autocríticas aos retrocessos no campo dos direitos sociais, ao mesmo tempo em que busca desarmar as estruturas eurocêntricas de representação do povo negro, descolonizando a iconografia pejorativa em torno da sua ancestralidade historicamente marcada pela sociedade racista, hetero-patriarcal, misógina e capitalista. Assim, este artigo procura discutir as infâncias e as relações raciais e de gênero no espaço da educação infantil, pressupondo que esse é um lugar de escuta, de diversas linguagens, bem como de valorização de saberes produzidos para além da colonialidade. Trata-se de uma pesquisa construída na intersecção entre os aportes africanos e afro-brasileiros, pensamento feminista negro e a perspectiva ubuntu que tem como foco o coletivo, buscando a ampliação das nossas percepções a respeito da sororidade e da educação dos bebês e das crianças pequenas, com vistas à construção de uma pedagogia da infância descolonizadora.

Biografia do Autor

Artur Oriel Pereira, UNICAMP/PMSP

Mestrando em Educação na Área de Educação e Ciências Sociais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Sociopsicologia, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Licenciado em Letras, pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell. Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade de São Paulo. Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura do Município de São Paulo. Membro da Fraternidade Imhotep dos Homens Negros e do Fórum Virtual Intelectualidade Afro-brasileira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - linha Culturas Infantis, atuando nos temas: pedagogia da infância, sociologia da infância, amizades, relações de gênero e relações raciais

Flavio Santiago, UNICAMP

Pedagogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP e realiza estágio sanduíche na Università degli Studi di Milano-Bicocca com bolsa FAPESP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis (UNICAMP) .Atua nos seguintes temas: pedagogia da infancia, relações raciais, relações de gênero. Membro da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil.

Ellen Gonzaga Lima Souza, UFLA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras - MG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das relações étnico-raciais, Educação infantil, Infâncias, Religiosidade, Formação de professores/as

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

Oriel Pereira, A., Santiago, F., & Lima Souza, E. G. (2018). <b>UBUNTU: ACOLHIMENTO ANCESTRAL E INQUIETAÇÕES FEMINISTAS NEGRAS À EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS</b>. Revista Teias, 19(53), 314–329. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33547

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua