<b>O ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REPRESENTAÇÕES EM SUA APRENDIZAGEM</b>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33212

Palavras-chave:

tecnologias digitais, estudante universitário, aprendizagem.

Resumo

Este estudo investiga as representações que o jovem estudante adulto tem sobre a relação com as tecnologias digitais em sua aprendizagem conceitual por meio de uma pesquisa exploratório-explicativo e o público alvo foi uma turma de jovens ingressantes em uma universidade pública do interior do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, tratados com apoio da Análise de Conteúdos e analisados tendo como referência a teoria da cognição distribuída. O estudo elucidou que os jovens confiam nas tecnologias como espaço potencialmente ativo para aprender porque se constituem como uma fonte de informações disponível às suas necessidades e oferecem uma diversidade de opções para aprender. Diante de tal confiabilidade, as tecnologias digitais são ferramentas essenciais e mediadoras das aprendizagens.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atuo nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores.

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mídia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Moraes, D. A. F. de, & Lima, C. M. de. (2018). <b>O ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REPRESENTAÇÕES EM SUA APRENDIZAGEM</b>. Revista Teias, 19(53), 299–313. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33212

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua