O ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: REPRESENTAÇÕES EM SUA APRENDIZAGEM

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Claudia Maria de Lima

Resumo


Este estudo investiga as representações que o jovem estudante adulto tem sobre a relação com as tecnologias digitais em sua aprendizagem conceitual por meio de uma pesquisa exploratório-explicativo e o público alvo foi uma turma de jovens ingressantes em uma universidade pública do interior do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, tratados com apoio da Análise de Conteúdos e analisados tendo como referência a teoria da cognição distribuída. O estudo elucidou que os jovens confiam nas tecnologias como espaço potencialmente ativo para aprender porque se constituem como uma fonte de informações disponível às suas necessidades e oferecem uma diversidade de opções para aprender. Diante de tal confiabilidade, as tecnologias digitais são ferramentas essenciais e mediadoras das aprendizagens.

Palavras-chave


tecnologias digitais; estudante universitário; aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.33212

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional