SENTIDOS DE CURRÍCULO NA ESCOLA MUNICIPAL GLAUBER DOS SANTOS BORGES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Viviane Primo Ribeiro, Clarissa Bastos Craveiro, Maicon Jefferson da Costa Azevedo

Resumo


Este texto compartilha uma pesquisa sobre sentidos de Currículo em uma escola municipal localizada na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Repensa a produção curricular com os professores, no contexto da prática da escola. Os objetivos dessa pesquisa são: ampliar o entendimento de currículo com os professores da escola e articular a teorização do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos o referencial teórico de Alice C. Lopes e Elizabeth Macedo para pensar a produção curricular e S. Ball como possibilidade heurística de análise dos contextos da escola. Concluímos que a diversidade da produção de currículo no contexto da prática escolar é um dos aspectos que contribui para a reconfiguração das políticas curriculares.

 

Palavras-chave: Currículo; Escola; Formação de Professores.

 

Sentidos de Curriculum en la escuela municipal Glauber: qué dicen los profesores

 

Esta es una investigación sobre sentidos de Currículo en una escuela ubicada en la Costa Verde en RJ, Brazil. Se repiensa el curriculo con los profesores, en la práctica escolar. Son los objetivos: ampliar la comprension de currículo con los profesores y articular la teoría del Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Utilizamos Alice Lopes y Elizabeth Macedo para analizar la producción curricular y S. Ball como parte heurística del análisis de los contextos de la escuela. Concluimos que la diversidad en la producción de currículo en el contexto de la práctica escolar es uno aspecto que contribuye a la reconfiguración de las políticas de currículo.

 

Palabras clave: Currículo; escuela; Formación de profesores.

 

Curriculum meanings in the Glauber municipal School: what teachers say

 

This text shares a research about Curriculum meanings in a municipal school located in Costa Verde, RJ, Brazil. It rethinks the curricular production with teachers, in the context of school practice. The objectives of research are: to broaden the understanding of curriculum with teachers and articulate Stephen Ball’s Policy Cycle theory. We used the theoretical reference of Alice Lopes and Elizabeth Macedo to think about the curricular production and S. Ball as a heuristic analysis possibility in school. We conclude that diversity of curriculum production in the context of school practice is one aspect that contributes to the reconfiguration of curricular policies.

 

Keywords: Curriculum; School; Teacher training.

 


Palavras-chave


Currículo; Escola; Formação de Professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional