<b>QUAL EDUCAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DE INJUSTIÇAS?</b>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.32120

Palavras-chave:

Educação – Capitalismo - Violência e injustiças - Pedagogia.

Resumo

Este artigo indaga a respeito de qual educação é necessária para a superação da violência, de injustiças e procura avaliar se a superação da violência necessita de educação específica. É preciso refletir em que medida a educação tem desempenhado um papel de prevenção/formação, de luta e persistência pela justiça e igualdade social. A revisão de um extenso corpo bibliográfico permite perceber um cenário de violência e de injustiça suscitado, na maioria das vezes, pelo sistema capitalista. A educação para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento humano e transformação social é uma das condições básicas para a superação desse cenário de violência e de injustiças no cotidiano social brasileiro.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduado em Pedagogia e Letras; especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior.Atualmente integra os Grupos de Pesquisas cadastrados junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores (GEPET) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estar vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) como professor temporário, assim como é professor pesquisador II da CAPES no Programa de Formação de Professores (PARFOR) junto ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É membro do GT: 08 Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd); da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática e Pedagogia, trabalho docente e práticas pedagógicas, formação de professores, organização e gestão da escola.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Araújo, O. H. A. (2018). <b>QUAL EDUCAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DE INJUSTIÇAS?</b>. Revista Teias, 19(53), 288–298. https://doi.org/10.12957/teias.2018.32120

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua