Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo

Autores

  • marcia aparecida gobbi Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.31122

Palavras-chave:

infância, cidade, imagens

Resumo

O que um conjunto de fotografias criadas por um menino de cinco anos pode informar sobre a cidade de São Paulo? Essa pergunta orienta a escrita desse artigo que tem como objetivo refletir sobre questões urbanas a partir de conversas e uma sequência fotográfica elaborada por Zé Carlos. Frequentador de uma Escola Municipal de Educação Infantil participou em 2014 de uma pesquisa em que buscávamos imagens de São Paulo segundo o ponto de vista de crianças a partir de escolas públicas de educação infantil, e com isso, conhecer a paulistana cidade em seus conflitos, diferenças e pulsações. Nesse artigo optou-se por um recorte delimitado: um conjunto de fotografias elaboradas por uma única criança num amplo universo de participantes e esse conjugado a falas proferidas junto à pesquisadora. Busca-se provocar debates sobre percepção e formulação do urbano pelas lentes de uma criança, o que pode nos servir para refletir sobre questões e percepções mais abrangentes sobre o viver e morar em São Paulo.

 

Biografia do Autor

marcia aparecida gobbi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais - USP

Mestre e doutora em educação - UNICAMP

professora doutora da FEUSP

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

gobbi, marcia aparecida. (2018). Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo. Revista Teias, 19(52), 8–27. https://doi.org/10.12957/teias.2018.31122

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos