Micropolíticas, currículos e formações nas invenções das escolas

Autores

  • Danielle Piontkovsky INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Ifes
  • Maria Regina Lopes Gomes Universidade Vila Velha - ES

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30767

Palavras-chave:

Currículos, Formações Docentes, Micropolíticas

Resumo

A escrita deste artigo objetiva problematizar os mecanismos de controle e regulação das atuais políticas educacionais que têm desconsiderado o que é produzido nos cotidianos escolares, afirmando a luta por uma educação pública e de qualidade social. Metodologicamente, usa os estudos e pesquisas com os cotidianos e, nos encontros com os praticantes, produz pistas e indícios de que são nas negociações e composições entre os diferentes saberes e práticas que as micropolíticas cotidianas se inventam e produzem movimentos de (re)existência à imposição de verdades e tentativas de homogeneização das políticas de currículo e de formações docentes. Considera ainda essas micropolíticas como possibilidades de construção do exercício de democracias nos cotidianos das escolas.

Biografia do Autor

Danielle Piontkovsky, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Ifes

Coordenadora Geral de Ensino e Professora do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq “Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos” e “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”.

Maria Regina Lopes Gomes, Universidade Vila Velha - ES

Professora titular do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Segurança Pública da UVV – PPGSPo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos” e membro do Grupo de Pesquisa “Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos”.

Downloads

Publicado

24-11-2017

Como Citar

Piontkovsky, D., & Gomes, M. R. L. (2017). Micropolíticas, currículos e formações nas invenções das escolas. Revista Teias, 18(51), 117–133. https://doi.org/10.12957/teias.2017.30767