JUVENTUDES EM MOVIMENTOS: MATERIALIDADES ESCOLARES, PERFORMATIVIDADES E INVENTIVIDADES

Autores

  • Juliana de Favere Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30626

Palavras-chave:

juventudes, escolarização, micropolíticas

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetiva cartografar os movimentos das juventudes contemporâneas num espaço de escolarização. Os movimentos cartografados percorreram por materialidades escolares, performatividades e inventividades, não de modo separados, mas embaralhados e na constituição de macro e micropolíticas. O campo de pesquisa é uma escola estadual de ensino médio. Os movimentos foram registrados com um diário de bordo, com descrições e relatos, bem como registro fotográfico. No espaço escolar nada e algo pode acontecer. Os jovens afetam e são afetados pelos emaranhados de materialidades escolares, performatividades e inventividades; neste espaço que cria modelos e normas, há brechas às micropolíticas como potências criadoras, nas relações de poder.

Biografia do Autor

Juliana de Favere, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação, Bolsista CAPES - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação (PUC-SP). Professora Pesquisadora do PPPGE/UDESC. Membro do OPE. Coordenadora de diferentes projetos nacionais e internacionais. Vice-presidente Sul da Anped

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Publicado

24-11-2017

Como Citar

Favere, J. de, & Mendes, G. M. L. (2017). JUVENTUDES EM MOVIMENTOS: MATERIALIDADES ESCOLARES, PERFORMATIVIDADES E INVENTIVIDADES. Revista Teias, 18(51), 85–100. https://doi.org/10.12957/teias.2017.30626