Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares UERJ
  • Vanessa Maia Bardosa de Paiva Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Leonardo Nolasco-Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30538

Palavras-chave:

currículos dissidentes, gênero e sexualidade, escola sem partido

Resumo

Este artigo problematiza as políticas que atualmente estão em debate a partir do Programa Escola “sem” Partido, transformado em projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O texto trata das atitudes conservadoras que avançam sobre a Educação, desconsiderando a diferença que habita o cotidiano nas/das escolas. Apresenta micro políticas de resistência que tencionam o poder de pensar a escola a partir dos gabinetes. A partir da metodologia das pesquisas com os cotidianos, apresenta resultados de pesquisas que indicam que não adianta proibir o debate sobre gêneros e sexualidades nas escolas porque este se atualiza com as práticas do dia a dia, desafiando o que está sendo recomendado como “o correto”.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, UERJ

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Vanessa Maia Bardosa de Paiva, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professora do Curso de Comunicação Sociial do Departameto de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Leonardo Nolasco-Silva, UERJ

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Downloads

Publicado

06-12-2017

Como Citar

Soares, M. da C. S., Paiva, V. M. B. de, & Nolasco-Silva, L. (2017). Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares. Revista Teias, 18(51), 33–50. https://doi.org/10.12957/teias.2017.30538