PINÓQUIO, LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: COMO TRANSFORMAM-SE EM BONECOS

Autores

  • Talula Montiel Trindade UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC -Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30520

Palavras-chave:

Linguagem e infância, Experiência de leitura, Escolarização

Resumo

Diante do desafio contemporâneo da entrada de bebês e crianças pequenas na Educação Básica, o artigo aproxima educação, literatura e infância para problematizar a experiência de leitura nos processos iniciais de escolarização. A escuta das narrativas de crianças de duas escolas estaduais (RS) em torno da imagem do bom aluno apresenta semelhanças com “As Aventuras de Pinóquio”, o qual se converte em um bom menino mas pensa como um boneco. A interlocução entre a obra “Pinóquio: um livro paralelo”, a fenomenologia de Bachelard e a hermenêutica de Gadamer sustenta a ideia de linguagem como experiência existencial de mundo, na qual o sentido emerge em situação para o leitor. A alteridade nos modos de ler e interpretar o mundo permite afirmar que ler é mais, e outra coisa, que alfabetizar.

Biografia do Autor

Talula Montiel Trindade, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Educação - Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC

Sandra Regina Simonis Richter, UNISC -Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora dos Departamentos de Educação e Pós Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Trindade, T. M., & Richter, S. R. S. (2018). PINÓQUIO, LEITURA E ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: COMO TRANSFORMAM-SE EM BONECOS. Revista Teias, 19(52), 107–120. https://doi.org/10.12957/teias.2018.30520

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos