O QUE ACONTECEU NA AULA? Políticas, currículos e escritas nos cotidianos da formação de professores numa universidade pública

Autores

  • Maria Luiza Süssekind Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.30506

Palavras-chave:

currículos, políticas, estudos dos cotidianos

Resumo

Discute políticas consideradas não oficiais, disputas e suas implicações em relação ao que acontece nas salas de aula. Numa abordagem epistemológica do Sul e praticando uma sociologia das ausências, o texto objetiva desconstruir a ideia de escrita boa e correta a partir do trabalho de fim de curso de um estudante pensando a língua como armadilha incestuosa para as articulações precárias nas criações curriculares cotidianas. O artigo propõe contextualizar o papel do uso da escrita correta no espaçotempo da universidade e da formação de professores como fluxos e políticas cotidianas, como práticas de poder e em busca de políticas de astúcias.

Biografia do Autor

Maria Luiza Süssekind, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Maria Luiza Süssekind Veríssimo (Süssekind, M. L.) é licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–Rio/1990). Mestre em Ciências pelo Centro de Pesquisa em Ciências, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ-2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ-2007). E pós-doutora pela The University of British Columbia/UBC, Canadá, 2013. Atua como professora no Departamento de Didática e no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UniRio). Coordena o Projeto de Pesquisa e formação Pibid/Interdisciplinar. É líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF). Vice e Coordenadora do GT de Currículos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2013-2017. Tem como focos de pesquisa: epistemologias, currículos, formação de professores e estudos do cotidiano

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Publicado

24-11-2017

Como Citar

Süssekind, M. L. (2017). O QUE ACONTECEU NA AULA? Políticas, currículos e escritas nos cotidianos da formação de professores numa universidade pública. Revista Teias, 18(51), 134–148. https://doi.org/10.12957/teias.2017.30506